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25 de fevereiro de 2011

LEI DE OHM - EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Neste estudo trataremos sobre a primeira lei de Ohm e sua relação com a potência elétrica dissipada. O nome da unidade de medida da potência elétrica, o watt, é oriundo do nome do matemático e engenheiro escocês James Watt (1736-1819). Graças ao físico taliano Alessandro Volta (1745-1827) o nome da unidade de medida de tensão elétrica é o volt. Quando medimos uma corrente elétrica damos ao seu valor uma unidade de medida chamada ampère graças ao físico, matemático, cientista e filósofo André-Marie Ampère (1775-1836). A unidade de medida de resistência elétrica é chamada de ohm graças ao físico e matemático alemão George Simon Ohm (1789-1854).

1ª LEI DE OHM

A 1ª lei de Ohm é válida para alguns resistores chamados ôhmicos e é dada pela seguinte expressão:

$$\fbox{$\mathbf{U = R.i.\qquad (1)}$}$$

onde U equivale à tensão elétrica ou voltagem ou diferença de potencial (ddp), R equivale à resistência elétrica do resistor e i equivale à intensidade da corrente elétrica. A unidade de  medida de  voltagem (U) no SI (sistema internacional de unidades de medidas) é o volt (V), da resistência elétrica é o ohm (Ω) e da intensidade de corrente elétrica é o ampère (A).

VOLTAGEM (U)

A equação (1) pode ser escrita como

$$1U = 1R.1i.\qquad (2)$$

Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (2), temos que

$$1V = 1\Omega.1A$$

ou

$$V = \Omega.A.\qquad (3)$$

RESISTÊNCIA (R)

Fica fácil perceber, matematicamente, que a unidade de medida de resistência elétrica pode ser deduzida da equação (1), bastando isolar o R:

$$\fbox{$\mathbf{R=\frac{U}{i}\cdot\qquad (4)}$}$$

Esta equação pode ser escrita como

$$1R =\frac{1U}{1i}\cdot\qquad (5)$$

Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (5), temos que

$$1\Omega =\frac{1V}{1A}$$

ou

$$\Omega = \frac{V}{A}\cdot\qquad (6)$$

Significado físico: 1 Ω equivale à resistência elétrica (R) de um resistor que submetido a uma tensão elétrica (U) ou diferença de potencial (ddp) de 1 V é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade de 1 A.

CORRENTE ELÉTRICA (i)

A unidade de medida de intensidade de corrente elétrica pode ser deduzida da equação (1), bastando isolar o i:

$$\fbox{$\mathbf{i= \frac{U}{R}\cdot\qquad (7)}$}$$

A equação (7) pode ser escrita como

$$1i= \frac{1U}{1R}\cdot\qquad (8)$$

Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (8), temos que

$$1A= \frac{1V}{1\Omega}\cdot$$

ou
$$A= \frac{V}{\Omega}\cdot\qquad (9)$$

POTÊNCIA ELÉTRICA DISSIPADA (P)

Como estabelecer uma corrente elétrica? Imaginemos, por exemplo, um material condutor (fio metálico). Quando as extremidades deste fio forem ligadas a um gerador elétrico (bateria) vai existir entre elas uma tensão elétrica U (ou voltagem ou diferença de potencial) e, consequentemente, uma corrente elétrica (i), ou seja, um movimento mais ou menos ordenado das cargas elétricas, que podem ser íons ou elétrons livres. Quando a corrente elétrica percorre um resistor acontecem colisões entre as cargas da corrente e as moléculas do resistor. A consequência disso é o aquecimento do resistor. Portanto, a energia elétrica dissipada é transformada em energia térmica e a rapidez com que acontece essa transformação caracteriza a potência (P) dissipada no resistor.

Matematicamente, a potência é dada por

$$\fbox{$\mathbf{P=U.i.\qquad (10)}$}$$

A unidade de potência no Sistema internacional de medidas é o watt (W).

Podemos escrever a equação (10) da seguinte maneira:

$$1P=1U.1i.\qquad (11)$$

Substituindo as respectivas unidades de medidas na equação (11), temos que

$$1W=1V.1A.$$

ou

$$W=V.A.\qquad (12)$$

Substituindo a tensão elétrica (U) da 1ª lei de Ohm, equação (1),  na equação (10), temos

$$P=R.i.i=R.i^{2}.$$

Portanto,

$$\fbox{$\mathbf{P=R.i^{2}.\qquad (13)}$}$$

Podemos achar outra expressão para a potência:

Substituindo a equação (7) na eq. (10), obteremos

$$P=U\cdot \frac{U}{R}=\frac{U^{2}}{R}\cdot$$

Portanto,

$$\fbox{$\mathbf{P=\frac{U^{2}}{R}\cdot\qquad (14)}$}$$

Vamos aplicar as expressões da potência, da resistência e da corrente elétrica nas seguintes resoluções:

1º) Um resistor de resistência elétrica R igual a 10 Ω é percorrido por uma intensidade de corrente elétrica i equivalente a 5 A. Qual é a potência dissipada (P) pelo resistor?

Dados:
R = 10 Ω;
i = 5A;
P = ?

Substituindo os valores de R e de i na equação (13):

$$P=R.i^{2}= 10.5^{2} =10.25=250W.$$

Portanto,

$$P=250W.$$

Desafio para você: Sabendo os valores de P e de R, calcule U usando a equação (14) e compare com  resultado do programa abaixo, sobre a 1ª lei de Ohm, criado em Java Script. Ao terminar de fazer uma questão no programa é aconselhável clicar no botão limpar.

O programa é melhor visualizado com o navegador Firefox. No internet explorer o programa é visualizado sem muita estética e perde o foco verde nos campos. Quando você digitar números decimais use o ponto e não a vírgula.

Agora vamos digitar os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm para ver se os resultados são iguais:


1ª Lei de Ohm e potência elétrica. Digite apenas dois valores nos campos e pressione o botão Calcular. Bons estudos!
Voltagem(U):VResistência(R):Ω
Amperagem(i):APotência(P):W

1ª lei de Ohm e potência

Se o educador ou o aluno quiser estudar o código do programa, basta apontar  o mouse na caixinha abaixo, copiar e colar para a barra lateral do seu blog ou para uma postagem-aula que fale sobre potência e leis de Ohm. No código vai um link para esta postagem.


2º) Um resistor de resistência elétrica R igual a 10 Ω é submetido à ddp (U) de 30 V. Determine a potência dissipada no resistor.

Dados:
R = 10 Ω;
U= 30V;
P = ?

Substituindo os valores de R e de U na equação (13):

$$P=\frac{U^{2} }{R}=\frac{30^{2}}{10} =\frac{900}{10}=90W.$$

Portanto,

$$P=90W.$$

Obs: sabendo o valor de P e de R você pode calcular o i, usando a equação (13) ou o nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm.

Agora vamos digitar os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm para ver se os resultados são iguais.

3º) Determine a potência dissipada em um resistor, sabendo-se que a ddp nos seus terminais vale 30 V e que é percorrido por uma intensidade de corrente elétrica i equivalente a 20 A.

Dados:

U= 30V;
i = 20A;
P = ?

Substituindo os valores de U e de i na equação (10):

$$P=U.i=30V.20A =600V.A.$$

Sabemos que a unidade de medida da potência elétrica é o watt e também pela equação (12) que V.A = W, portanto,

$$P=600W.$$

Para testar o programa calcule o valor de V (que já sabemos que é 30V), dado os valores de P e i: digite os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm e veja  se os resultados são iguais:

4º) Um resistor de resistência equivalente a 10 Ω é percorrido por uma intensidade de corrente elétrica igual a 6 A. Qual a ddp (U) entre os extremos do resistor?

Dados:

U= ?
i = 6A;
R = 10 Ω;

Substituindo os valores de U e de i na equação (1):

$$U=R.i=10\Omega.6A=60\Omega.A.$$

Sabemos que a unidade de medida de tensão elétrica o volt (V) e também pela equação (3) que Ω.A = V, portanto,

$$U=60V.$$

Calcule P.

Digite os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm para ver se os resultados são iguais:

5º) Calcule a intensidade de corrente elétrica que percorre um resistor ôhmico (que possui resistência constante) de resistência 10 Ω sendo a ddp (U) entre seus extremos igual a 20 V?

Dados:

U= 20V;
i = ?
R = 10Ω;

Substituindo os valores de U e de R na equação (7):

$$i= \frac{U}{R}=\frac{20V}{10\Omega}=2\frac{V}{\Omega}.$$

Sabemos que a unidade de medida de intensidade de corrente elétrica é o ampère (A) que é dado pela equação ( 9 ): A = V / Ω. Logo, a intensidade de corrente será:

$$i= 2A.$$

Calcule P.

Agora vamos digitar os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm para ver se os resultados são iguais:

6º) A tensão nos terminais de um resistor equivale 42 V e o resistor é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i = 4,2 A. Qual é a resistência do resistor?

Dados:

U= 42 V;
i = 4,2 A;
R = ?

Substituindo os valores de U e de i na equação (4):

$$R=\frac{U}{i}= \frac{42V}{4,2A}=10\frac{V}{A}.$$

Sabemos que a unidade de medida da resistência de um resistor é o é o ohm (Ω) que é dado pela equação (6): Ω = V / A. Logo, a resistência do resistor será:

$$R=10\Omega.$$

Calcule P.

Digite os dados da questão acima no nosso programa sobre a 1ª lei de Ohm para ver se os resultados são iguais.


Estude também sobre potencial elétrico, pois vai ser muito importante para a sua vida profissional. basta acessar Potencial elétrico - exercícios resolvidos.

Aprenda o básico sobre a Leis das Malhas de kirchhoff no meu outro blog: Como aplicar a Lei das Malhas de Kirchhoff

Bons estudos! Se comentar, identifique-se.
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14 de fevereiro de 2011

COMO ESCREVER RADICAIS EM FORMA DE POTÊNCIAS

Objetivos desta aula:

Identificar o que é radical, radicando, índice do radicando, raiz do radical, índice ou grau do radical e o sinal do radical; Escrever sob a forma de radical potências com expoentes decimais, fracionários positivos e negativos; Escrever radicais sob forma de potência com expoente fracionário.

Esta é a 3ª parte do nosso estudo envolvendo potências e radicais. Aos poucos, com a resolução de vários exercícios, vamos aprendendo, passo a passo, sobre potências e radicais. Nesta postagem teremos 12 exercícios resolvidos. Para melhor compreensão dos mesmos é importante o acompanhamento do estudo anterior sobre potenciação e expoentes negativos, onde paramos na 4ª questão, na letra c.

Lembrando que as equações deste estudo foram escritas em Latex e podem ser melhor visualizadas com o poderoso navegador Firefox. Bons estudos e mãos à obra!

IDENTIFICANDO AS RAÍZES E OS ELEMENTOS DOS RADICAIS

Vamos identificar os elementos que compõem a seguinte igualdade:

$$\sqrt[4]{9^{2}}=3.$$
Nesta igualdade, $$\sqrt[4]{9^{2}}$$ é o radical, o número 9 é o radicando, o número 2 é o índice do radicando, o número 3 é a raiz do radical, o número 4 é o índice ou grau do radical e o $$\sqrt{}$$ é o sinal do radical. Leitura: raiz quarta de nove elevado a dois (ou ao quadrado) é igual a 3.

Vamos identificar os elementos da seguinte igualdade:

$$\sqrt[4]{81}=3.$$

É o mesmo exemplo. O que muda é o radicando, que agora é o 81, e o índice do radicando (1). Veja:

$$\sqrt[4]{81}=\sqrt[4]{81^{1} }=3.$$

No exemplo

$$\sqrt{25} =5,$$

o número 25 é o radicando, o 5 é a raiz do radical. O índice do radicando e o grau ou índice do radical é, respectivamente, 1 e 2. Veja:

$$\sqrt{25} =\sqrt[2]{25^{1} } =5.$$

Leitura: raiz quadrada de 25 é igual a 5 (na verdade é igual a mais ou menos 5, veremos isso mais na frente).

No exemplo

$$\sqrt[3]{8}=2,$$

O número 8 é o radicando e o 2 é a raiz do radical. O índice do radicando e o grau ou índice do radical é, respectivamente, 1 e 3. Veja:

$$\sqrt[3]{8}=\sqrt[3]{8^{1} }=2.$$

Leitura: raiz cúbica de 8 é igual a 2.

No exemplo

$$\sqrt[n]{a} =m.$$

O número representado pela letra a é o radicando, o número representado pela letra n é o índice do radical e o número representado pela letra m é a raiz do radical. Leitura: raiz n-ésima de a é igual a m.

Agora que já sabemos os nomes dos elementos que compõem os radicais vamos estudar sobre potência com expoente fracionário positivo

ESCREVENDO POTÊNCIAS COM EXPOENTES FRACIONÁRIOS POSITIVOS SOB FORMA DE RADICAIS

$$\sqrt[4]{9^{2}}=3.$$
Definição: toda potência com expoente fracionário e positivo é equivalente a um radical de índice igual ao denominador do expoente. O radicando é uma potência da mesma base com expoente inteiro idêntica ao numerador.

Portanto, entendemos que:

- Pela definição a base da potência será o radicando;

- Desta base de expoente fracionário, o numerador será igual ao expoente do radicando e o denominador será igual ao índice do radical.

Para entender esta definição vamos exercitá-la:

5º) Escreva sob forma de radical as seguintes potências:

$$\mathbf{a)\quad a^{\frac{5}{8}}}$$

A base da potência (a) tem o expoente fracionário é igual a 5/8, onde o 8 é o denominador do expoente e o 7 é o numerador do expoente. Pela definição a base da potência (a) será o radicando, o denominador da potência (8) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (5) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{a^{\frac{5}{8}}=\sqrt[8]{a^5}}$}.$$

$${\mathbf{b)\quad (y+1)^{\frac{1}{2}}}$$

Pela definição a base da potência (y + 1) será o radicando, o denominador da potência (2) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (1) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{(y+1)^{\frac{1}{2}}=\sqrt[2]{(y+1)^{1}} = \sqrt{(y+1)}}$}.$$

$${\mathbf{c)\quad a^{\frac{m}{n}}}$$

A base da potência (a) será o radicando, o denominador da potência (n) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (m) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{a^{\frac{m}{n}}=\sqrt[n]{a^m}}$}.$$

$${\mathbf{d)\quad 3^{\frac{1}{2}}}$$

A base da potência (3) será o radicando, o denominador da potência (2) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (1) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{3^{\frac{1}{2}} =\sqrt[2]{3^1} =\sqrt{3}}$}.$$

$${\mathbf{e)\quad 2^{\frac{1}{2}}}$$

A base da potência (2) será o radicando, o denominador da potência (2) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (1) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{2^{\frac{1}{2}}=\sqrt[2]{2^1}=\sqrt{2}}$}.$$

$${\mathbf{f)\quad 2^{0,25}}$$

A expressão pode ser escrita como

$$2^{\frac{25}{100}} =2^{\frac{1}{4}}}.$$

A base da potência (2) será o radicando, o denominador da potência (4) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (1) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{2^{0,25} =2^{\frac{1}{4}}=\sqrt[4]{2^1} =\sqrt[4]{2}}$}.$$

$${\mathbf{g)\quad 5^{0,5}}$$

A expressão pode ser escrita como

$$5^{0,5}=5^{\frac{1}{2}}.$$

A base da potência (5) será o radicando, o denominador da potência (2) será igual ao índice do radical e o numerador da potência (1) será igual ao índice do radicando. Veja:

$$\fbox{$\mathbf{5^{\frac{1}{2}}=\sqrt[2]{5^1}}$}.$$

ESCREVENDO POTÊNCIAS COM EXPOENTES FRACIONÁRIOS NEGATIVOS SOB FORMA DE RADICAIS

No estudo anterior, usamos regras práticas baseado nas definições sobre potências com expoentes inteiros negativos. Vale a mesma regra para expoente fracionário negativo. Siga os passos:

- Quando o expoente é negativo (ou positivo) sempre coloque o 1 no numerador;

- Coloque no denominador a base elevado ao expoente. Se o expoente for negativo, fica no denominador com o sinal positivo e se o expoente for positivo fica no denominador com o sinal negativo.

Para entender melhor esta definição vamos exercitá-las. Mãos à obra.

6º) Escreva sob forma de radical as seguintes potências:

$${\mathbf{a)\quad 3^{-\frac{4}{3}}}$$

- Coloque o 1 no numerador;

- Coloque no denominador a base (3) elevado ao expoente 4/3. Veja que este expoente, que era negativo (-4/3), fica no denominador com o sinal positivo (4/3). Assim:

$$3^{-\frac{4}{3}} =\frac{1}{3^{\frac{4}{3}}}.$$

Na questão anterior aprendemos que este denominador pode ser escrito na forma de radical:

$${3^{\frac{4}{3}}}=\sqrt[3]{3^4},$$

Portanto, substituindo o radical na expressão acima obtemos

$$\fbox{$\mathbf{3^{-\frac{4}{3}}=\frac{1}{\sqrt[3]{3^4}}}$}.$$

$${\mathbf{b)\quad 3^{-\frac{2}{5}}}}$$

Siga os passos:

- O 1 vai para o numerador;

- Coloque no denominador a base (3) elevado ao expoente 2/5. Veja que este expoente, que era negativo, fica no denominador com o sinal positivo. Assim:

$$3^{-\frac{2}{5}} =\frac{1}{3^{\frac{2}{5}}}.$$

Podemos escrever o denominador como

$${3^{\frac{2}{5}}}=\sqrt[5]{3^2}.$$

Portanto,

$$\fbox{$\mathbf{3^{-\frac{2}{5}} =\frac{1}{\sqrt[5]{3^2}}}$}.$$

$${\mathbf{c)\quad a^{-\frac{m}{n}}}$$

Sendo a um número real positivo (a > 0) e m e n números inteiros e positivos podemos aplicar os passos:

- Coloque o 1 no numerador;

- Coloque no denominador a base (a) elevado ao expoente m/n. Veja que este expoente, que era negativo, fica no denominador com o sinal positivo. Assim:

$$a^{-\frac{m}{n}} =\frac{1}{a^{\frac{m}{n}}}.$$

Podemos escrever o denominador como

$${a^{\frac{m}{n}}}=\sqrt[n]{a^m},$$

portanto,

$$\fbox{$\mathbf{a^{-\frac{m}{n}}=\frac{1}{\sqrt[n]{a^m}}}$}.$$

ESCREVENDO RADICAIS EM FORMA DE POTÊNCIAS

7º) Escreva os seguintes radicais sob forma de potência com expoente fracionário:

$${\mathbf{a)\quad \sqrt{b^{2}-4ac}}$$

Podemos escrever este radical da seguinte maneira:

$$\sqrt{b^{2}-4ac} =\sqrt[2]{(b^{2}-4ac)^{1}}}.$$

Pela definição, entendemos que:

- O radicando será a base da potência;

- Esta base terá expoente fracionário, cujo numerador será igual ao expoente (1) do radicando e o denominador será igual ao índice (2) do radical. Veja:

$$\sqrt[2]{({b^{2}-4ac} )^{1} }=(b^{2} -4ac)^{\frac{1}{2}}}.$$

$${\mathbf{b)\quad \sqrt{(a+b)^3}}$$

Podemos escrever este radical da seguinte maneira:

$$\sqrt[2]{(a+b)^{3}}.$$

Pela definição, entendemos que:

- O radicando (a + b) será a base da potência;

- Esta base terá expoente fracionário, cujo numerador será igual ao expoente (3) do radicando e o denominador será igual ao índice (2), subentendido, do radical. Veja:

$$\sqrt[2]{(a+b)^{3}} =(a+b)^{\frac{3}{2}}.$$

Este estudo continua no próximo post. Aguarde! Bons estudos!
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8 de fevereiro de 2011

REGRA DE SINAIS - EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

O nosso desafio de hoje é aprender a somar números inteiros negativos e positivos usando a reta numérica, dando continuidade ao estudo anterior sobre Números inteiro relativos. Como já dissemos antes, na disciplina Física é indispensável saber operar com a reta numérica. Antes, vamos revisar as regras específicas para adição de números inteiros de mesmo sinal e de sinais diferentes. Para números inteiros de mesmo sinal a regra é a seguinte:

A soma de números inteiros de mesmo sinal é obtida conservando-se o sinal comum às parcelas e adicionando-se seus módulos.

Exemplos:

a) (+5) + (+3) = +8 ou 5 + 3 = 8;

Explicando a regra: veja que o sinal do 5 é o mais (+) e o sinal do 3 também é o mais (+), portanto, as parcelas possuem sinais iguais (+) ou sinais comuns. O módulo de 5 é 5 e o módulo de 3 é 3. Regra: somar normalmente os módulos da parcelas (5 + 3 = 8) e conservar o sinal comum às parcelas (+) no resultado, ou seja, o resultado será +8 ou 8.

b) (-4) + (-6) = -10 ou -4 - 6 = -10;

Explicando a regra: veja que o sinal do 4 é o menos (-) e o sinal do 6 também é o menos (-), portanto, as parcelas possuem sinais iguais (-) ou sinais comuns. O módulo de -4 é 4 e o módulo de -6 é 6. Regra: somar normalmente os módulos da parcelas (4 + 6 = 10) e conservar o sinal comum às parcelas (-) no resultado, ou seja, o resultado será -10.

Vejamos as regras específicas para adição de números inteiros de sinais diferentes:

Para adicionarmos parcelas de sinais diferentes (não opostas), subtraímos seus módulos e damos ao resultado o sinal da parcela de maior módulo.

Exemplos:

a) (-10) + (+3) = -7 ou -10 + 3 = -7.

Explicando a regra: veja que o sinal do 10 é o menos (-) e o sinal do 3 é o mais (+), portanto, as parcelas possuem sinais diferentes. O módulo de -10 é 10 e o módulo de 3 é 3. Regra: subtrair normalmente os módulos da parcelas (10 - 3 = 7), localizar o sinal da parcela de maior módulo (a parcela de maior módulo é o 10 e o sinal que a segue é o menos) e conservar este sinal no resultado (7), ou seja, o resultado será -7.

b) (+5) + (-11) = -6 ou 5 - 11 = -6.

Explicando a regra: veja que o sinal do 5 é o mais (+) e o sinal do 11 é o menos (-), portanto, as parcelas possuem sinais diferentes. O módulo de 5 é 5 e o módulo de -11 é o 11. Regra: subtrair normalmente os módulos da parcelas (11 - 5 = 6), localizar o sinal da parcela de maior módulo (a parcela de maior módulo é o 11 e o sinal que a segue é o menos) e conservar este sinal no resultado (6), ou seja, o resultado será -6.

Agora vamos dar continuidade, a partir da 3º questão, às operações de soma de números inteiros negativos e positivos usando a reta numérica. No estudo anterior paramos na 2ª questão, na letra a.

2º) Continuação da postagem anterior: calcule, usando a reta numérica, as seguinte somas:

b) (-2) + (-4)

Sabemos que (-2) + (-4) = -6 ou -2 - 4 = -6. Vamos entender como isso acontece na reta numerada. A resposta está indicada pela seta maior lilás, embaixo da reta numerada.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a esquerda (números negativos).

- A partir da origem (0) conte 2 passos para a esquerda (-2) e pare;


- A partir de onde você parou (no número -2) conte mais 4 passos para a esquerda (-4) e pare. Quantos passos você deu desde a origem até onde você parou pela segunda vez? (-2 passos) + (-4 passos) = -6 passos, ou seja, seis passos para a esquerda. Você entendeu agora porque, fisicamente, (-2) + (-4) = -6?

Agora, vamos exercitar a soma com números inteiros negativos e positivos usando a reta numérica:

3º) Calcule, usando a reta numérica, as seguintes somas:

a) (+4) + (-6)

Sabemos que (+4) + (-6) = -2 ou 4 - 6 = -2. Mas vamos entender como isso acontece na reta numerada. A resposta está indicada pela seta verde.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos) e depois voltando para a esquerda (números negativos).

- A partir da origem (0) conte 4 passos para a direita (+4) e pare.


- A partir de onde você parou (no número 4-> ponta da seta vermelha) volte 6 passos (-6 passos para a esquerda -> ponta da seta roxa) e pare (no -2). Agora conte da origem (0) até onde você parou pela segunda vez (ponta da seta roxa): 0 – 2 = -2 passos, ou seja, (+4 passos) + (-6 passos) = -2 passos (ponta da seta verde que equivale a 2 passos para a esquerda da origem). Agora sabemos por que 4 - 6 = -2.

b) (+4) + (-7)

Sabemos que (+4) + (-7) = -3 ou 4 - 7 = -3. Mas vamos entender como isso acontece na reta numerada. A resposta está indicada pela seta verde.

Técnica: Imagine você caminhando na reta numerada da origem (0) para a direita (números positivos) e depois voltando para a esquerda (números negativos).

- A partir da origem (0) conte 4 passos para a direita (+4) e pare.


- A partir de onde você parou (no número 4-> ponta da seta vermelha) volte 7 passos (-7 passos para a esquerda -> ponta da seta roxa) e pare (no -3). 

- Agora conte da origem (0) até onde você parou pela segunda vez (ponta da seta roxa): 0 – 3 = -3 passos, ou seja, (+4 passos) + (-7 passos) = -3 passos (ponta da seta verde que equivale a 3 passos para a esquerda da origem). Agora sabemos por que 4 - 7 = -3.

Obrigado pela paciência. Bons estudos! Se comentar escreva seu nome. Boa sorte!
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5 de fevereiro de 2011

POTENCIAÇÃO - EXPOENTE NEGATIVO

O estudo das definições matemáticas sobre potenciação é muito importante no dia a dia. É um dos pré-requisitos para estudar na sequência: propriedades da potenciação, introdução à radiciação e suas propriedades, equação exponencial, função exponencial, inequação exponencial e logaritmos. Onde aplicamos, por exemplo, a função exponencial? Podemos aplicá-la no cálculo de juros compostos, no cálculo de crescimento populacional e no cálculo da depreciação de um automóvel.

Bom, vamos dar continuidade ao estudo anterior sobre as aplicações das definições sobre  Potências com expoentes inteiros negativos, a partir da 2ª questão (letra e). Nesta postagem teremos 8 exercícios respondidos.

Objetivos deste estudo:

- Aplicar os conhecimentos adquiridos no estudo anterior sobre Potência com expoente inteiro negativo;

- Dado um número fracionário ou decimal o aluno deverá escrevê-los na forma de potência com expoente inteiro negativo.

As equações deste estudo foram escritas em Latex e podem ser melhor visualizadas com o poderoso navegador Firefox. Bons estudos!

e) $$10^{-3}$$

Passos:

- Coloque o número 1, positivo, no numerador;
- Coloque no denominador a base (10) elevado ao expoente 3.  Note que o expoente, que era negativo (-3), fica no denominador com o sinal positivo (3). 

$$10^{-3}=\frac{1}{10^{3}}=\frac{1}{1000}\cdot$$

ou seja, um milésimo. Para aprender sobre décimos, centésimos e os milésimos acesse Divisão com números decimais.

f) $$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1}$$

- Coloque o expoente 1 no numerador;
- Coloque no denominador a base (2/5) elevado ao expoente (-1). Note que o expoente negativo (-1), ficará no denominador com o sinal positivo (1). Veja:

$$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1} =\frac{1}{\left( \frac{2}{5}\right)^{1}} =\frac{1}{ \frac{2}{5}}\cdot$$

Eis uma divisão de fração, onde 1 é o numerador e e 2/5 é o denominador. Já estudamos que para dividir um número (1) por uma fração (2/5), multiplicamos o número (1) pelo inverso da fração (5/2), ou seja,

$$\frac{1}{ \frac{2}{5}} =1\cdot \frac{5}{2} =\frac{5}{2}\cdot$$

Portanto,

 $$\left( \frac{2}{5}\right)^{-1} =\frac{5}{2}\cdot$$

Para aprender sobre inverso de um número e divisão de frações acesse: Divisão de frações.

Dado um número fracionário ou decimal como escrevê-los na forma de potência com expoente inteiro negativo?

Vamos lembrar a da primeira definição sobre potências com expoente inteiro negativo:

$$a^{-1} =\frac{1}{a}\cdot$$

Podemos escrever a definição acima da seguinte maneira:

$$a^{-1} =\frac{1}{a^{1}}\cdot$$

Substituindo o exponte 1 por um expoente n (que deve ser inteiro e positivo) vamos obter

$$a^{-n} =\frac{1}{a^{n}}\cdot$$

Ajeitando a equação acima temos

$$\frac{1}{a^{n}}=a^{-n}\cdot$$

Lembrando que o número a deve ser real não nulo.

Vamos à prática:

3º) Dados os números na forma fracionária escreva-o sob forma de potência com expoente inteiro negativo:

a) $$\frac{1}{3^{2}}$$

Comparando

$$\frac{1}{3^{2}}$$

com

$$\frac{1}{a^{n}}=a^{-n}\cdot$$

temos que a = 3 e n = 2. Logo,

$$\frac{1}{3^{2}}=3^{-2}$$

Obs: a definição sobre potências com expoente inteiro negativo exige que o número a deve ser real não nulo. Já imaginou, neste exemplo, se a = 0? O que aconteceria?

Obteríamos

$$\frac{1}{0^{2}}=\frac{1}{0}.$$

Veja que não é possível divisão por zero. Por isso o número a, segundo a definição, deve ser real não nulo.

Escreva com regra prática o número abaixo (que está na forma fracionária) para a forma de potência com expoente inteiro negativo:

b) $$\frac{1}{5^{3}}$$

A resposta é o próprio denominador de base 5 elevado ao expoente (-3). Note que o expoente, que era positivo (3), fica na resposta com o sinal negativo (-3). Veja:

$$\frac{1}{5^{3}} =5^{-3} \cdot$$

Na linguagem do aluno: joga-se pra cima a parte que está debaixo do 1 (cinco elevado a terceira), com o expoente de sinal contrário (cinco elevado a menos três).

Observação importante: se o exemplo anterior fosse dado por

$$ \frac{1}{5^{-3}}?$$

Agora o expoente do cinco é negativo (-3), como proceder neste exemplo? Vale a mesma regra prática:

A resposta é o próprio denominador de base 5 elevado ao expoente (3). Note que o expoente, que era negativo (-3), fica na resposta com o sinal positivo (3). Veja:

$$\frac{1}{5^{-3}} =5^{3} =125.$$

Bom, aproveitamos e aprendemos mais esta técnica, porém, o objetivo deste estudo é sempre converter o número, fracionário ou decimal, para a forma de potência com expoente inteiro negativo. Vamos continuar com este maravilhoso estudo, mãos à obra:

c) $$\frac{1}{4}}$$

Podemos escrever que

$$\frac{1}{4}=\frac{1}{4^{1} }$$

A resposta é o próprio denominador de base 4 elevado ao expoente (1). Note que o expoente, que era positivo (1), fica na resposta com o sinal negativo (-1). Veja:

$$\frac{1}{4^{1}} =4^{-1} \cdot$$

4º) Escreva com regra prática o número abaixo (que está na forma decimal) para a forma de potência com expoente inteiro negativo:

a) $$0,001$$

Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como

$$0,001=\frac{1}{1000}\cdot$$

Obs: se você ainda não sabe transformar um número decimal em forma de fração não fique triste, acesse Como transformar números decimais em fração. É uma técnica que exige prática, portanto, caderno e lápis nas mão.

Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:

$$\frac{1}{1000}=\frac{1}{10^{3} }$$

A resposta é o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-3). Note que o expoente, que era positivo (3), fica na resposta com o sinal negativo (-3). Veja:

$$0,001=\frac{1}{1000}=\frac{1}{10^{3} }=10^{-3}\cdot$$

Este número pode ser lido como 1 milésimo.

b) $$0,01$$

Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como

$$0,01=\frac{1}{100}\cdot$$

Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:

$$\frac{1}{100}=\frac{1}{10^{2} }\cdot$$

A resposta será o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-2). Note que o expoente, que era positivo (2), fica na resposta com o sinal negativo (-2). Veja:

$$0,01=\frac{1}{100}=\frac{1}{10^{2} }=10^{-2}\cdot$$

Este número pode ser lido como 1 centésimo.

c) $$0,1$$

Este número número decimal pode ser escrito, em forma fracionária, como

$$0,1=\frac{1}{10}\cdot$$

Podemos escrever a expressão acima da seguinte maneira:

$$\frac{1}{10}=\frac{1}{10^{1} }\cdot$$

A resposta será o próprio denominador de base 10 elevado ao expoente (-1). Note que o expoente, que era positivo (1), fica na resposta com o sinal negativo (-1). Veja:

$$0,1=\frac{1}{10}=\frac{1}{10^{1} }=10^{-1}\cdot$$

Este número pode ser lido como 1 décimo.

Obs: para aprender a ler números decimais, como décimos, centésimos, milésimos estude Leitura de números decimais.

Na próxima postagem daremos continuidade a este estudo. Não perca!
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3 de fevereiro de 2011

POTÊNCIA COM EXPOENTE INTEIRO NEGATIVO - EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

As equações deste estudo foram escritas em Latex e podem ser melhor visualizadas com o poderoso navegador Firefox. Já estudamos que potência é um produto de fatores iguais. O fator repetido chama-se base, o número de fatores repetidos chama-se expoente e o resultado da operação chama-se potência. Já estudamos, também, que qualquer número não nulo elevado a zero é igual a 1 e qualquer número elevado a um é igual ao próprio número. Neste estudo sobre potenciação temos os seguintes objetivos:

- O aluno deverá aplicar passo a passo nos exercícios dados, as definições sobre potências com expoentes inteiros negativos e potências com expoente racional fracionário; 

- Deverá escrever os exercícios pedidos sob forma de potência com expoente inteiro negativo e sob forma de potência com expoente fracionário;

- Aplicar os resultados aprendidos em assuntos que envolvem a disciplina Física.

Nesta postagem, para não sobrecarregar o blog com muitas equações, vamos estudar apenas a aplicação das definições sobre potências com expoentes inteiros negativos. Teremos apenas 10 exercícios respondidos. Na próxima postagem daremos continuidade a este assunto tão maravilhoso.

Primeira definição:

$$a^{-1} =\frac{1}{a}\cdot$$

Segunda definição:

$$a^{-n} =\left( \frac{1}{a} \right)^{n}.$$

Para entendermos melhor estas definições vamos aplicá-las nas resoluções dos problemas abaixo. Obs: depois da questão da letra f vamos aplicar uma regra prática oriunda destas definições, em dois passos, muito usada em sala de aula. Lápis e caneta e caderno nas mãos e bons estudos.

1º) Aplicando as definições, calcule

a) $$4^{-1}$$

Veja bem: o expoente é -1. O valor de a = 4. Vamos usar a primeira definição:

$$a^{-1} =\frac{1}{a},$$

portanto, temos que

$$4^{-1} =\frac{1}{4}\cdot$$

b) $$(-8)^{-1}$$

Olha aí novamente o expoente igual a -1, isso quer dizer que vamos usar a primeira definição.
O valor de a  = - 8. Usando a primeira definição:

$$a^{-1} =\frac{1}{a},$$
temos que

$$(-8)^{-1} =\frac{1}{-8} =-\frac{1}{8} \cdot$$

c) $$(-5)^{-2}$$

Veja bem: o expoente é igual a -2. Agora não temos mais o expoente -1, isso quer dizer que vamos aplicar a segunda definição. Vamos aplicar um macete: onde tiver n, você substitui por 2 e conserva o sinal de menos da fórmula da 2ª definição. O valor de a  = - 5. Portanto, usando a segunda definição

$$a^{-n} =\left( \frac{1}{a} \right)^{n},$$

temos que

$$(-5)^{-2} =\left( \frac{1}{-5}\right)^{2} =\left(\frac{1}{-5} \right)\cdot \left(\frac{1}{-5} \right)=\frac{1}{25}\cdot$$

E aí? Você achou difícil? Recordando: a potência de um número inteiro não nulo com expoente par é sempre um número positivo, ou seja, no caso n é par (n = 2), o resultado (no caso foi 1/25) foi positivo. Vamos continuar exercitando.

d) $$(-4)^{-6}$$

Veja bem: o expoente n agora é -6. Vamos aplicar a segunda definição. Onde tiver n você substitui por 6 e conserva o sinal de menos da 2ª definição. Sendo a  = - 4, da definição

$$a^{-n} =\left( \frac{1}{a} \right)^{n},$$

temos que

$$(-4)^{-6}=\left( \frac{1}{-4}\right)^{6}.$$

Recordando: a potência de um número inteiro (não nulo) com expoente par é sempre um número positivo, ou seja, no caso 1 elevado a 6 é igual a 1 e que (-4) elevado a seis é igual a 4096. Então, o resultado será

$$(-4)^{-6} =\left( \frac{1}{-4}\right)^{6}=\frac{1}{4096}\cdot$$

e) $$(-2)^{-3}$$

O expoente n agora é -3 (ímpar). Vamos, também, aplicar a segunda definição. Onde tiver n você substitui por 3 e conserva o sinal de menos da definição. Sendo a = -2, da definição

$$a^{-n} =\left( \frac{1}{a} \right)^{n},$$

temos que

$$(-2)^{-3} =\left( \frac{1}{-2}\right)^{3}=\frac{1}{-8} =-\frac{1}{8}\cdot$$

Aqui pudemos observar que usamos no denominador a multiplicação de números relativos. Aprenda sobre números relativos acessando Números inteiro relativos.

Recordando: a potência de um número inteiro (não nulo) com expoente ímpar tem sempre o mesmo sinal da base, ou seja, lá no denominador temos (-2) elevado a 3 - a potência de um número inteiro (- 2 ) não nulo, com expoente ímpar (3) tem sempre o mesmo sinal (de menos, no caso resultou em -8) da base (-2).

E aí, ficou mais claro? Exercitando:

f) $$(-2)^{-5}$$

Expoente n agora é 5 (ímpar), portanto já sabemos que o resultado será negativo. Vamos aplicar a segunda definição. Onde tiver n você substitui por 5 e conserva o sinal de menos da definição. Sendo que a  = - 2, da definição

$$a^{-n} =\left( \frac{1}{a} \right)^{n},$$

temos que

$$(-2)^{-5} =\left( \frac{1}{-2}\right)^{5}\cdot$$

Sabemos que 1 elevado a 5 é igual a 1 e que (-2) elevado a cinco é igual a -32. Portanto,

$$(-2)^{-5} =\left( \frac{1}{-2}\right)^{5}=\frac{1}{-32}= -\frac{1}{32}\cdot$$

Obs: Para a primeira e para a segunda definição existe uma regra prática, em dois passos, muito usada em sala de aula. Vamos aplica-la nos exemplos a seguir:

2º) Aplique a primeira definição usando uma regra prática nos seguintes exemplos:

a) $$6^{-1}$$

Dois passos:
- Coloque a unidade (1), positiva, no numerador;
- Coloque no denominador a base (6) elevado ao expoente 1. Veja que o expoente, que era negativo, fica no denominador com o sinal positivo. Assim:

$$6^{-1}=\frac{1}{6^{1}}=\frac{1}{6}\cdot$$

Na linguagem do aluno: sempre colocar o número 1 em cima (numerador) e em baixo (denominador) colocar a base com o sinal conservado e o expoente com sinal trocado”.

b) $$10^{-1}$$

- Coloque o número 1, positivo, no numerador;
- Coloque no denominador a base (10) elevado ao expoente 1. Note que o expoente, que era negativo (-1), fica no denominador com o sinal positivo (1). Assim:

$$10^{-1}=\frac{1}{10^{1}} =\frac{1}{10},$$

ou seja, um décimo. Já estudamos sobre os décimos, os centésimos e os milésimos, aprenda acessando  Divisão com números decimais.

c) $$10^{-5}$$

- Coloque o número 1, positivo, no numerador;
- Coloque no denominador a base (10) elevado ao expoente 5. Note que o expoente, que era negativo (-5), fica no denominador com o sinal positivo (5). Assim:

$$10^{-5}=\frac{1}{10^{5}} =\frac{1}{100000}\cdot$$

Já estudamos como ler estes números bem pequenos: aprenda acessando Leitura de números decimais. Podemos colocá-los também na forma de notação científica. Aprenda notação científica acessando
Exercícios resolvidos de notação científica.

d) $$(-2)^{-3}$$

- Coloque o número 1, positivo, no numerador;
- Coloque no denominador a base (-2) elevado ao expoente 3. Note que a base ficou com seu sinal negativo conservado, porém, o expoente, que era negativo (-3), fica no denominador com o sinal positivo (3). Assim:

$$(-2)^{-3}=\frac{1}{-2^{3}} =\frac{1}{-8}\cdot=-\frac{1}{8}\cdot$$

Vamos continuar com regras práticas deste assunto usadas em sala de aula. Porém, será assunto da próxima postagem. Mas, como você poderá ficar sabendo das nossas próximas postagens? Faça como os alunos da rede estadual, municipal e os Institutos Federais Tecnológicos: vá até o rodapé desta postagem, do lado direito do meu retrato, você clica em cima da palavra e-mail. No momento em que houver outra publicação, você será alertado no seu E-mail sobre o assunto. Bons estudos!
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