-->

18 de dezembro de 2009

TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO

Na Física é muito usado conceitos e aplicações de grandeza física. Exemplos de grandezas físicas: a quantidade de água de uma represa, a altura de uma pessoa, a velocidade de um avião, o comprimento de  uma caneta, a idade de uma pessoa, o tempo de duração de uma aula, etc.  Portanto, grandeza física é toda e qualquer grandeza que pode ser medida. Quando medimos uma grandeza estamos comparando-a  com outra grandeza de mesma espécie, tomada como padrão. Exemplos: o metro(m) é a grandeza padrão para medidas de comprimento. Para saber mais sobre medidas de comprimento estude o artigo Transformação de unidades de comprimento. O quilograma(kg) é a grandeza padrão para medidas de massa e o segundo é a grandeza padrão para medidas de tempo.

O metro, o quilograma e o segundo são grandezas padrões que fazem parte do chamado Sistema internacional de unidades (SI) e são chamadas grandezas escalares, pois são perfeitamente definidas por um número (quantidade) e por um significado Físico (unidade). 

Existem grandezas que, para ficarem perfeitamente definidas, precisam de uma orientação, além do número e do significado físico - são chamadas grandezas vetoriais. Exemplos: velocidade e força. Para saber mais sobre vetores acesse o estudo Soma de vetores.

O sistema de medidas para tempo é um sistema sexagesimal, pois cada unidade é 60 vezes maior do que a unidade imediatamente inferior, ou seja, 1h = 60min, 1min = 60s e 1h = 3600s.

Neste artigo vamos estudar sobre transformação de unidades de medida de tempo, muito usado na Física. Vai ser necessário, por parte do estudante, um pouco de conhecimento sobre frações. Para saber mais sobre frações estude o artigo Divisão de frações.

Para visualizar melhor este estudo clique no Fullscreen e depois no Zoom. Bons estudos.

3 comentários:

Elísio Físico disse...

Pá.04, segunda linha -> erro de digitação:
o correto é 1 h = 3600 s

Pryscilla disse...

Adorei o blog!! Já conclui o Ensino Médio, mas algumas falhas ficaram. Como, agora, preciso encarar um vestibular.. "Esbaldei" em suas explicações, que são de excelente qualidade. =D

Elysium disse...

Olá galera! Temos dois links para o estudo "Divisão de frações": o link para a postagem de Divisão de frações do PDF está quebrado. Portanto, o que está valendo é o link da postagem (Divisão de frações). É só clicar que acessa o estudo. Boa sorte!

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo