-->

2 de outubro de 2009

O QUE DEU ERRADO NO LHC?


LHC
O Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Colisor de Hádrons começou a ser construído a partir de 1998, com a colaboração de mais de 100 países. Com um túnel circular de 27 quilômetros entre França e Suíçade, o acelerador de partículas começou seu funcionamento a partir de 10 de setembro de 2008. Seu funcionamento foi interrompido em 19 de setembro de 2008, quando uma falha mecânica aconteceu no setor 3-4 do acelerador: um vazamento de hélio foi detectado no túnel. As investigações apontaram que a falha foi ocasionada por um defeito na ligação elétrica entre dois ímãs. O CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire)informou em nota que interromperia o funcionamento do LHC  para reparar os danos e realizar possíveis manutenções. Após 14 meses, no dia 20/11/2009, o LHC foi religado. Sua primeira colisão entre prótons foi obtida em 30 de Março de 2010.

O Físico Brian Cox tem dois empregos: trabalha com o Large Hadron Collider do CERN, e explica a ciência ao grande público em geral. Ele é professor da Universidade de Manchester. Neste vídeo vai nos explicar o que deu errado no LHC. Escolha o subtítulo em Portuguese (Brazil).


0 comentários:

Gostou do estudo? Comente abaixo.

No lado direito do blog, em Categorias: Matemática Fundamental e Matemática para Física, temos muitos exercícios resolvidos de matemática básica, fornecendo a você uma base para encarar as disciplinas Física e Matemática do nível médio e superior. Por favor, não enviem exercícios para eu resolver, pois estou muito acarretado de tarefas e com pouquíssimo tempo até para postar. Agradeço aos leitores que me comunicaram sobre erros de digitação em algumas postagens. Se você quiser contato, deixe seu e-mail ou escreva-me. Agradeço aos leitores que respondem às perguntas feitas, nos comentários, por alunos com dúvidas.

Importante: se você comentar, identifique-se (nome e cidade). Não escreva como anônimo, não escreva nos comentários frases como: "Me ajudou muito", "Gostei", "Legal", "Continue assim". Escreva, por exemplo, como o texto lhe ajudou, se você aprendeu, se valeu apena ler o texto, suas dificuldades no assunto, etc. Em "Comentar como" use, se possível, sua conta(e-mail) do google ou sua URL.

Espero ajudado você de alguma forma! Obrigado pela paciência! Bons estudos!

Atenciosamente,
Elísio.

© Estudando Física - 2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Elysium.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo